Couch Surfing

No processo de conversar com gente interessante e colher informações a respeito da viagem, descobrimos o CouchSurfing (CS).
CS se refere ao jeito de viajar fazendo surf no sofá das pessoas.
A missão do CS é: “Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez”. Ou seja, gente recebendo gente sem nenhum retorno financeiro apenas pela chance de conhecer outras pessoas, pelo aprendizado cultural e pela simples vontade de colaborar. CS, que se denomina a maior comunidade de viagens do mundo, deve ser isso mesmo.
Descobrimos que existem grupos até nas menores cidades do mundo, em lugares que a gente nem imaginaria. Por exemplo, a Ilha de Páscoa que tem 5.034 habitantes tem um grupo de CS.
É uma rede de contatos, você tem que se cadastrar e começar a participar. Ir aos meetings, aos eventos, receber gente, atender pedidos de ajuda das pessoas que vem para São Paulo (no nosso caso) e por ai a fora.Em São Paulo as reuniões acontecem uma vez por semana, as terças, às 19h30min. Antes das reuniões rola uma prática de inglês: pessoas que querem trabalhar a conversação se reúnem para ficar batendo papo em inglês.
Uma vez por mês acontece o piquenique no Parque Ibirapuera (mais São Paulo impossível) onde no espírito do CS cada um leva um come ou bebe.
Cada meeting do CS é uma surpresa. Conhecemos gente do mundo todo e brasileiros mundiais, aqueles que adoram viajar e vão para todos os lados do mundo em busca de novas experiências e conhecimentos. Em cada reunião chega gente nova e todos são recebidos com a maior da boa-vontade. Todos se enturmam, conversam, trocam informações e experiências.Nosso proveito no CS foi enorme. Lá nos indicaram as lojas para ver mochilas, indicaram os lugares para tomar vacina, passaram roteiros pela Índia, informações sobre os planos de saúde internacionais e melhor de tudo o sentimento de ser aceito. Porque fora desse ambiente, poucos achavam nossos planos de fazer a volta ao mundo por um ano algo interessante. No CS viramos quase uns heróis. Juntamos até fãs. Durante a viagem, pretendemos usar o CS mas como informação e ajuda. E contaremos o que acontecerá pela viagem.

No final usamos o CS para surfar no sofá dos outros mesmo. Tivemos três experiências memoráveis que conto em:
Nova Delhi
Brisbane
Broken Hill

Depois da volta ao mundo continuamos viajando e usamos o CS em mais três países:
Cidade do México – DF – México
Playa del Carmem – México
Los Angeles – EUA
Cusco – Peru

Todas experiências memoráveis. Assim como a de receber turistas em casa. Uma delícia.

Anúncios

3 comentários sobre “Couch Surfing

  1. Pingback: Broken Hill – o Outback | Two backpackers

  2. Pingback: Cairns – a grande barreira de corais | Two backpackers

  3. Pingback: Délhi – a boa surpresa | Two backpackers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s