Éfeso – deslumbramento

Biblioteca Celsius
Biblioteca Celsius

Mais uma viagem de 4 horas em um ônibus super comfortável (Viação Pamukkale), de novo com rodomoço, café, bolinhos, chegamos em Kusadasi.

Passagem, tickets de bagagem (primeiros na viagem toda) e capinha para os fones de ouvido.
Passagem, tickets de bagagem (primeiros na viagem toda) e capinha para os fones de ouvido.

Efeso fica a 20 km dessa cidade costeira de 65.000 habitantes. Eles deixam a gente nessa cidade porque ela tem estrutura turística. Éfeso é apenas atração histórica. Cidade tranquila, beira-mar, quente, bem turística e boa para passear. Ficamos no melhor hotel de toda a nossa viagem. Olhe a vista:

Também é a cidade onde param todos os cruzeiros que vem da Europa ou da Grécia. A cidade fica cheia de branquelos.

E no dia seguinte fomos fazer o tour. Primeiro a casa da Virgem Maria.

Depois Éfeso. Éfeso tinha uma população de mais de 250,000 no primeiro século BC o que a tornava uma das maiores cidades do Mediterrâneo. É fantástica porque tem encanamento subterrâneo, esgotos, banhos, latrinas, tudo aquilo que os romanos eram muito bons em fazer e espalhar pelo mundo. A engenharia é fantástica. Tudo ficou preservado porque um terremoto enterrou a cidade então quando acharam estava intacta.Também tinham bordéis com passagem subterrâneas da linda biblioteca até lá para os homens enganarem as esposas.

Depois de Éfeso mais 10 horas de ônibus para voltar a Istambul. Novamente ônibus confortável e estrada boa. Surpresa, surpresa, tivemos que cruzar o Mar de Marmara em ferry boat. De madrugada, mas muito legal. Igual ao de Calais para Dover na França.

3 comentários sobre “Éfeso – deslumbramento

  1. eu queria ser mais culta para dizer algo bonito sobre essas fotos maravilhosas desse lugar tão lindo… mas tudo o que me vem à mente é a imagem dos “donos” sentados nas latrinas comendo, bebendo e C****** o dia inteiro… huahauhuahuahauhauhu

  2. Wilde A Campos

    Uma verdadeira e maravilhosa volta à história. Difícil imaginar como ainda existem tais obras de engenharia, intactas, em lugares tão lindos, mas tão próximas a povos irascíveis, cheios de ódio e amantes de explosivos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s