Ayutthaya – uma volta ao passado

Turistas passeando de elefante pela cidade. Vista corriqueira

Ayutthaya, ou Phra Nakhon Si Ayutthaya, encontra-se a 75 quilômetros de Bangkok. Durante quatro séculos e até meados do século XVIII, Ayutthaya foi a capital da Tailândia e uma das cidades mais esplêndidas da Ásia e conhecida como a cidade mais próspera da Indochina. Agora, a única coisa que resta desta gloriosa capital são as magníficas ruínas dos templos e os palácios que remontam a 1350, ano em que a cidade foi fundada.
Os restos do palácio real provam que o Grande Palácio de Bangkok está inspirado na arquitetura característica da cidade antiga. Para além das ruínas, merecem uma visita os museus que documentam as memórias de 33 reinos sucessivos. Nós não tivemos tempo para fazê-lo. Dos 400 templos da época apenas alguns restaram. É uma cidade plana, interiorana e, apesar de ser perto de Bangkok e atrair muitos turistas, ainda conserva o jeito de cidade pequena.
Pegamos um ônibus do governo na estação Mo Chit (Northern Station) e uma hora e meia depois chegamos à cidade. Alugamos uma bicicleta e fomos pedalar pelos pontos turísticos. A cidade é muito interessante mas em um dia dá para ver tudo.

Nossas bicicletas alugadas em frente ao Wat Phra Mahathat. Não se sabe como a cabeça ficou aí.
Baby elefante no lugar de onde saem os passeios
Turista passeando pelo centro histórico
Wat Phra Si Sanphet têm três chedis (estupas) que dominam o lugar. Fica dentro do complexo do Grand Palace.
Construído no século 14 esse era o maior templo de Ayutthaya e foi usado por muitos reis
Existia um Buda de 250 kg de ouro que foi derretido pelos conquistadores de Burma
Wat Putthai Sawan construído em 1353. O prang (essa estrutura) representa o Monte Neru
Wat Ratburana tem um dos mais preservados prangs  da cidade
Wat Ratburana tem um dos mais preservados prangs da cidade
Construído no século 15 no local onde foram cremados os irmãos do rei que morreram lutando pelo poder

Almoçamos em um restaurante simples no mercado e continuamos a rodar. Foi um dos dias mais quentes que pegamos e conseguimos pechinchar na água e não pagar preço de turista. O último ônibus sai de Ayutthaya às 17:30. Voltamos para Bangkok felizes e cansados e fomos dormir cedo. Dia seguinte seria a despedida de Bangkok. Ficarão saudades.