Rotorua – a cidade com cheirinho de enxofre

Atividade termal em Sulphur´s Point que também é um santuário de pássaros
Atividade termal em Sulphur´s Point que também é um santuário de pássaros

Tomamos o ônibus em Taupo logo de manhã. A viagem é curta, uma hora em ônibus menor e também confortável com aqueles motoristas sempre maiores de 60 anos e sempre amáveis e brincalhões. Chegamos, desci do ônibus e comecei a fungar, fungar e estranhar o cheiro. Cheira ovo podre mesmo. A maori que estava sentada no banco riu e me disse que era o cheiro do lugar mesmo. A cidade, conhecida como cidade enxofre, cheira mal. Mas como é muito diferente de tudo que já vimos foi divertido. É a área termal mais dinâmica da NZ.
Turistas do país todo e estrangeiros fazem da pequena cidade de 60.000 habitantes seu destino turístico. Ela fica numa região geo-termal e têm gêiseres, piscinas de lama quente borbulhante, lagos quente, piscinas de água quente, chão soltando fumaça, buracos de água que borbulham, tem de tudo. Tudo isso devido à caldeira de Rotorua que a cidade fica em cima. Desde o século 19 que Rotorua era conhecida como destino para spas e recebia turistas do mundo inteiro na época que acreditavam que banhos quentes e com minerais fazia bem para a saúde.
Como sempre saímos do ônibus direto para o YHA. Pegamos um dormitório para quatro pessoas, mas ficamos sozinhos as três noites. A cidade é simples, pequena e bonita. Tem supermercados, McDonalds, shopping center. Agora o interessante mesmo é passear por ela e ver todas as atividades termais. Tem um parque aberto, grátis, chamado Kuirau onde estão várias piscinas de lama quente e borbulhante, lagos enormes e de água quente, piscinas para você ficar com os pés mergulhados, buracos que parecem o arroto do demônio: fazem um barulho feio, sai uma borbulha fedida. Os bueiros da cidade soltam fumaça e borbulham. Todo lugar que a gente olha tem alguma coisa interessante. Além disso, tem os Government Gardens que além das piscinas borbulhantes, de um spa chiquíssimo fica perto de um lago conhecido como Sulphur Point (Ponto do Enxofre) e que tem aquele cheiro de ovo podre total. Podre em inglês é rotten então eles chamam a cidade de Rotten-rua. Nesse lugar fica um santuário de pássaros. Além de ver tudo isso, fomos até a floresta de sequoias passear. Foram introduzidas na região e se deram bem. Ficou um lugar tranquilo e bonito. Tem várias trilhas que vão do fácil e curto até algumas que duram o dia todo. Fizemos uma de cinco quilômetros e só.
Os dois dias que ficamos foram suficientes. Tem vários passeios para fazer a partir de Rotorua, mas sem carro ficou difícil então fizemos o que era possível fazer a pé e de ônibus de linha.

E como tudo isso não é suficiente para mostrar como é a atividade termal, fiz um filme com o som original:

Também fomos passear na parte Maori da cidade nas Redwoods que é um parque que fica a certa distância, tomamos ônibus de linha muito bom ida e volta e caminhamos pelo local uns 5 kms. Lugar tranquilo e bonito mas sem grandes interesses.

Saímos de Rotorua para Tauranga para tentar fazer o passeio do vulcão novamente. Adoramos a cidade apesar do cheirinho. Para nós foi tudo novidade, cada canto tinha uma atividade geo-termal diferente. Foi um lugar tranquilo, com tudo o que a gente precisava e até lojinha chinesa onde o Carlos comprou a ilegítima havaianas dele porque a legítima quebrou.

Made in China só duraram 15 dias
Made in China só duraram 15 dias

Um comentário sobre “Rotorua – a cidade com cheirinho de enxofre

  1. Wilde A Campos

    Tudo muito diferente para um passeio turístico. As sequoias devem ser muito novas ainda, dada a sua espessura e a arquitetura dos maoris tem seus encantos.O filme é realmente impressionante e não se parece com nada criado por Deus ou então é resultado de um mau momento. Bjs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s