San Diego a Las Vegas pela Rota 66

Primeiro McDonalds do mundo
Primeiro McDonalds do mundo

Saímos cedinho de San Diego para ir até Las Vegas pela Rota 66. Viagem longa, cansativa, mas cheia de paradas maravilhosas e cheia de história. A Rota 66 (em inglês U.S. Route 66) foi criada em 1926, vai de Chicago até Santa Mônica, na Califórnia com 3.755 km.
Mas talvez a razão mais atraente para seguir Rota 66 é experimentar a linha de tempo associada à estrada. Antes de ser chamada Rota 66, e muito antes sequer de ser pavimentada em 1926, este trecho era atravessado pelo Old National Trails Highway, uma das primeiras rodovias transcontinentais do país. Por três décadas, antes e após a Segunda Guerra Mundial, a Route 66 ganhou o título de “Main Street of America”, porque serpenteava através de pequenas cidades em todo o Centro-Oeste e Sudoeste, forrada por centenas de cafés, motéis, postos de gasolina e atrações turísticas. Durante a Grande Depressão, centenas de milhares de famílias de agricultores fizeram o seu caminho para oeste ao longo da Rota 66 para a Califórnia (como retratado por John Steinbeck em As Vinhas da Ira). Correndo através dos estados de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, tornou-se uma das estradas mais famosas nos Estados Unidos. Durante décadas, esse caminho histórico serviu milhares de pessoas que estavam migrando para o oeste e serviu como interligação de centenas de municípios rurais no interior, lugares que até então viviam isolados, e que a partir de então teriam como se desenvolver. A Rota 66 iria interligar o país, unir locais distantes, trazer progresso para a região oeste, servir para escoar a produção rural do interior e abrir caminho para todos que quisessem atravessar o país e ir para a ensolarada Califórnia.
Com a construção de novas estradas, interestaduais de oito pistas, as cidades que beiravam a 66 ficaram abandonadas. Mas, não foi o fim para este caminho histórico. Novas gerações começaram a viajar nesta velha estrada, sinais começaram a voltar e hoje milhares apreciam as imagens vintages ao longo da estrada velha. Ela não aparece na maioria dos mapas de hoje, mas é um ícone enraizado no imaginário da América e do mundo.

A estrada é berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald’s do mundo, e foi cenário de filmes como Easy Rider e Bagdad Café.
Também é cenário para os filmes Carros (Disney, 2006) e Carros 2. A cidade fictícia de Radiator Springs, presente nesses filmes, localiza-se na Rota 66.
Então tá. A estrada é histórica, mas meu interesse por ela era conhecer dois lugares: o primeiro McDonalds e o famoso McDonalds de Barstow que fica dentro de vagões de trem. Afinal, quem me conhece sabe da minha eterna admiração por essa rede de lanchonetes (e minha grande esperança de que um dia eles me patrocinem). Na visita encontramos um casal simpático, Socorro e Cláudio, de algum lugar do nordeste que também eram fãs da rede.

E dai fomos para Barstow conhecer o McDonalds dentro do trem. Barstow é uma cidade no condado de San Bernardino, Califórnia. A população é pequena e ainda assim a cidade é um grande centro de transportes servida por quatro grandes autoestradas e por duas estradas de ferro: BNSF e Union Pacific. Nessa estação de trem da BNSF fica um grande pátio de classificação e troca de destinos. Então seria óbvio que algum trem velho fosse transformado em algo interessante. Virou Mac.
Barstow está quase no exato meio entre Los Angeles (Califórnia) e Las Vegas (Nevada).

Quase chegando a Vegas paramos em um Outlet para descansar um pouco da direção, da estrada e, é claro, tentar fazer comprinhas. Aí, finalmente para minha alegria e tristeza do Carlos ele se despediu do tênis que o acompanhou durante 13 anos, viajou o mundo e, apesar dos buracos, aguentou o México todo.

Depois de tanta estrada chegamos ao nosso hotel em Vegas. Por gentileza do Paul, irmão americano do Carlos, que nos reservou o hotel abaixo do preço normal, pudemos ficar no Hooters. Foi chegar, fazer check-in e ir comer para depois dormir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s