Yosemite – um sonho de parque

Parque no outono. Grande recepção.
Parque no outono. Grande recepção.

Durante o inverno algumas estradas são fechadas pelo gelo, neve e perigo. Por conta disso tivemos que desviar do caminho que seria o mais lógico e rápido e o nosso trajeto ficou dobrado. Assim como o tempo. Entramos no Yosemite pelo lado esquerdo. Saímos cedinho de Ridgecrest, passamos no supermercado para ter provisões porque dentro do parque não tem supermercado e tudo é caro. Abastecemos o carro porque conforme você vai chegando ao parque os preços vão subindo. Depois de quase oito horas dirigindo chegamos ao destino. O caminho foi bonito, estradas boas, passamos pelas cercanias de Fresno, não lembro onde almoçamos (creio que lanche na estrada) e à tardinha, passamos por Oakhurst e Mariposa (últimos sinais de civilização) e quase ao por do sol, chegamos ao Yosemite Bug nosso albergue onde ficaríamos três noites. O albergue em si já é uma aventura com um ar muito agradável e muita natureza e silêncio (só quebrado por um grupo de brasileiros que chegou no dia seguinte a nós e que fizeram uma zona considerável).

O Parque Nacional de Yosemite tem uns 3.000 km2 de área e recebe mais de três milhões de pessoas por ano (uma Eslovênia e meia). É lindo em qualquer época do ano e creio que é um ícone (quando você vê uma foto dele sabe que é de lá). Mas a primeira coisa que eu percebi é que é impossível capturar tudo e tanta beleza nas fotos. Principalmente na minha câmera antiga com uma fotógrafa bem amadora atrás dela. O albergue ficava a uma meia hora da entrada do parque e o caminho já era sensacional.

Ai você vê o símbolo do parque, o lugar mais visitado e fotografado por todos e percebe o porque. Tudo é gigantesco no parque, os penhascos de granito e as cachoeiras gigantescas deixam a gente se sentindo uma miniatura. E a luz, ah a luz.

El Capitan, o ícone. Um monólito de granito de 900 metros de altura
El Capitan, o ícone. Um monólito de granito de 900 metros de altura
El Capitan visto do lago
El Capitan visto do lago

E a vida selvagem. É andar um pouco e se deparar com surpresas.

Os veados, bambis, urso negro. E sem correria.
Os veados, bambis, urso negro. E sem correria.

As belezas do parque podem ser encontradas em todas as coisas: pequenas ou enormes. Dos granitos massivos e as sequoias até as delicadas flores selvagens que não vimos muito por conta do outono. E não podemos esquecer que os rios são traiçoeiros e os ursos estão por lá. Não vi os famosos leões da montanha.

Se você quer colocar suas caminhadas em dia, Yosemite tem uma quantidade impressionante de trilhas curtas, médias ou para o dia todo. Cada uma dessas trilhas é excelente e o melhor modo para ver tipos de terreno diferentes, vida selvagem, flora e lugares preciosos. A trilha mais fácil para nós foi para as Cachoeiras Baixas do Yosemite que de baixa / pequena não tem nada. É uma caminhada de quase dois quilômetros, morro acima, mas com a vista para as duas cachoeiras. Depois dessa trilha fizemos a Mirror Lake (Lago Espelhado). Uma trilha de 3.2 quilômetros.

E esse foi o final do primeiro dia. Ainda bem que não decidimos fazer as trilhas mais cansativas e que demoram o dia todo. Dirigir mais uma meia hora para sair do parque, chegar ao Bug, cozinhar e desmaiar. Dia seguinte fomos conhecer o outro ícone do parque: Half Dome. Essa trilha fizemos de carro. Passei muito medo nas ribanceiras, pista com gelo e nós sem correntes, subida o tempo todo, frio. Mas era um lugar que não era possível ficar sem ir. O Half Dome é um domo de granito que fica a 1.500 metros do chão do vale.

E nós em todos os lugares do parque curtindo muito.

E, depois de três noites, muita caminhada e muita beleza, ficamos com nossa última vista. Dia seguinte acordar e partir para Lake Tahoe para ver outras belezas.

Última visão do parque
Última visão do parque

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s