De San Jose a Los Angeles pela HW1 – deslumbre

Paramos o carro para imortalizar o momento
Paramos o carro para imortalizar o momento

A Califórnia tem sido musa para compositores, arquitetos, designers, escritores e inúmeros artistas desde o século 16. Um dos passeios mais encantadores da Califórnia é através do Big Sur, um trecho acidentado da costa entre Carmel e San Simeon, aproximadamente 160 km de felicidade cênica. Ao leste das montanhas de Santa Lucia existem paisagens de tirar o fôlego, e para o Ocidente, nada além de penhascos íngremes, enseadas escondidas e o mar até onde os olhos podem ver. A Pacifc Coast Highway – HW1 atravessa este pedaço de costa que se sobressai pelos seus lindos parques estaduais, horizontes enevoados e voltas sinuosas. Ela bordeia a costa do Oceano Pacífico e tem 730 km de extensão. Nos aconselharam a descer a HW1, ou seja, vir de São Francisco para Los Angeles. Dessa forma você tem a sua direita o mar e a sua esquerda a vista. Achamos que foi uma excelente escolha.
Saímos cedinho de Morgan Hill e passamos o dia todo na estrada. No final do dia paramos para dormir em Lompoc e continuamos no dia seguinte. Tem que ser feito lentamente porque as vistas são tão magníficas que você quer parar a cada segundo para admirar e fotografar. Vale cada quilômetro rodado na Pacific Coast Highway e cada suspiro dado. Por isso, quanto mais devagar, melhor. Cada parada, cada mirante faz dessa estrada uma experiência maravilhosa.
E melhor do que tentar explicar o que vimos é mostrar.


Andando mais um pouco chegamos a Bixby Creek Bridge. A ponte é a mais fotografada do trajeto porque eles também facilitaram. Tem mirante antes e depois dela. E a vista realmente é espetacular.

E chegamos a uma cidade chamada Gorda que nos rendeu todo o tipo de brincadeiras.

O barrigudo em Gorda
O barrigudo em Gorda

Mais alguns quilômetros de beleza e depois do nosso lanche chegamos ao ponto de conservação da vida marinha onde ficam os elefantes marinhos brincando, dormindo e brigando: Farol Piedras Blancas. Os machos ficam ali esperando as fêmeas para procriar. A maior população acontece depois de dezembro, ainda assim vimos bastante deles. Em janeiro dizem que não sobra um espacinho na areia. E depois vem os bebês. Enquanto isso eles ficam lá dormindo e brigando para garantir a procriação. Não são bonitos, mas é uma diversão ficar por ali observando os machos brigões e barulhentos.

E mais deles:

E mais alguns amiguinhos esperando por comida no estacionamento.

E antes da parada em Lompoc para dormir ainda tem a surpresa da Highway 1. Além de praias, rochas, pouco sol e mar ainda pode se deparar com um castelo de 56 quartos e de mais de 8 mil metros quadrados de construção: o Hearst Castle, localizado na minúscula cidade de San Simeon. A propriedade pertenceu a William Randolph Hearst, um magnata da imprensa americana da década de 20. Não quisemos gastar dinheiro e nem tínhamos muito tempo. O Carlos já tinha entrado. Eu me contentei com as fotos do lado de fora.
Foi umas das paradas do dia. Para chegar lá você precisará sair ligeiramente da estrada e seguir em direção ao centro de informações de onde saem os ônibus. A única forma de visitar o castelo é fazendo um tour guiado. Os preços variam entre 25 e 36 dólares por tour de 40 minutos. Terminado o tour você pode passear livremente pelo jardim o tempo que quiser. Foi o só o que nós fizemos. Fotos e passeio no jardim.

E chegamos a Lompoc. Aquela rotina de sempre: achar hotel barato, WallMart para o jantar e o café da manhã do dia seguinte. Cidade pequena, mas organizada como sempre. Abastecer porque a HW1 não tem postos. Saída logo cedo para o último trecho da viagem: Lompoc, Santa Barbara, Los Angeles.

Chegamos à noitinha em LA, a bateria do GPS nas últimas e ainda tivemos que procurar hotel. Tudo muito caro. Tudo difícil. Achamos um motel meia boca e fomos jantar no Taco Bell. Dia seguinte muito mais correria. Arrumar as malas e voltar para o Brasil. Por sorte, ou azar, o voo atrasou e ganhamos um dia em Houston. E acabou mais uma aventura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s