Bonito – definitivamente não para mochileiros

Por do sol em Bonito voltando do Rio da Prata
Por do sol em Bonito voltando do Rio da Prata

Sim Bonito é lindo, tem infraestrutura, é ecológico, protegido e é um lugar para os amantes da natureza. Mas tudo isso cercado de muita exploração e muita propaganda enganosa. A diferença de outros lugares do Brasil que são até mais lindos é o marketing.
Em Bonito existem três tipos de atividades:
1. Flutuação – consiste em colocar um salva-vidas, pegar um snorkel e deixar a correnteza do rio te levar. Enquanto isso você vai observando o fundo do rio e os peixes. A água é claríssima e os rios são rasos. A variedade de peixes é pequena.
2. Cavernas – basicamente entrar e sair de alguma caverna não muito grande e ver as formações rochosas
3. Cachoeiras – fazer trilhas bem demarcadas e conhecer várias cachoeiras com a possibilidade de tomar banho nelas e em algumas fazer salto e mergulho.
Existem outros passeios como ir para o Pantanal, não o verdadeiro e sim o que fica mais perto, ver animais na natureza, mas domesticados, ver cobras domesticadas, ver araras temperamentais (que às vezes não aparecem), ir andar de bicicleta por trilhas sem graça, andar de quadriciclo ou cavalo e ir fazer rafting. Mas tudo por um preço acima do normal. E tudo combinado num cartel que não te deixa margem para negociações. Fui, admirei, mas não recomendo. As fotos são lindas. O Brasil é todo lindo e tem lugares bem menos explorados onde você não percebe que aquilo foi feito para te saquear. Todas as entradas de passeios têm preços tabelados. O transporte também é tabelado assim como o almoço nos locais, mas tabelaram num valor altíssimo. Os almoços nos passeios custam R$ 50 por pessoa. E os transportes são de sentar e chorar. Às vezes te cobram R$ 60 por 6 kms. E não existe transporte público. Bicicleta e andar não são opção para a maioria dos passeios.
Alguns passeios duram meio período e outros o dia todo.

1. Nossas flutuações: Rio da Prata e Barra do Sucuri. O passeio do Rio Sucuri é mais tranquilo e menos procurado, no entanto, o Rio da Prata é imbatível. No Rio Sucuri o passeio rio acima é feito de barco a remo (nós remamos) e quando chega na nascente você cai na água por 1.5 km até que o Rio Sucuri encontre o Rio Formoso.

Barra do Sucuri

Rio da Prata

Do Rio da Prata não temos fotos porque o passeio é todo na água e deixamos a câmera assim que colocamos as roupas. Acreditem, é muito bonito. Nos dois quilômetros do percurso dá para ver peixes, olhos dágua (nascentes) e até jacarés. São quase quatro horas flutuando.

2. Nossas cavernas: Grutas de São Miguel que estava incluído no pacote da CVC e a Gruta do Lago Azul. Para quem conhece outras grutas, como a de Maquiné, a de São Miguel não é tão interessante. Não tem nada de diferente. A Gruta do Lago Azul é o cartão postal da cidade, aquela da qual sempre lembramos quando alguém fala de Bonito, aquela caverna com água azulzinha linda. Realmente ela é linda.

Gruta de São Miguel

Gruta do Lago Azul

3. Nossas cachoeiras: Boca do Onça e Estância Mimosa. Como eu disse antes um passeio de cada e suficiente. A Estância Mimosa é bonita, são oito cachoeiras onde é possível nadar, saltar e se divertir.

Estância Mimosa

 

 

Boca do Onça

 

 

4. Alternativos: Buraco das Araras e Balneário Municipal. Passeios para fazer se os seus dias ainda não se acabaram (nem o dinheiro) e os passeios principais já. Se as araras aparecerem o passeio compensa. O buraco é uma dolina (depressão formada por desabamento) enorme com 120 m de profundidade e 500 m de diâmetro. Já é uma visão, mas as araras são o encanto. O Balneário municipal é um parque com infraestrutura, macacos e flutuação nas águas cristalinas do Rio Formoso. Dá para ficar o dia todo.

Buraco das Araras

Balneário Municipal

Como todos falam que tudo é lindo acabamos indo em dois passeios de cada mas não é necessário. Um já está perfeito. E se você for escolher um de cada eu ficaria com Grutas de São Miguel, Rio da Prata e Boca do Onça.
E também curtimos nosso hotel e a cidade.

E assim passamos os dias em Bonito. Apreciamos, nos divertimos e aproveitamos.

Anúncios

4 comentários sobre “Bonito – definitivamente não para mochileiros

  1. Débora Cesário

    Adorei a visão realista! Coloquei para o fim da minha lista, embora seja um lugar que quero ir… Agora vou acompanha-los no Peru, que tb quero conhecer…

  2. As fotos são lindas, mas bem que eu sempre achei que Bonito fosse caro, mesmo, rs. Obrigado por confirmar!

    Pensando bem, podiam renomear a cidade para “Bonito, mas…” 😛

    PS: Dizem o mesmo de Fernando de Noronha… Quando é que vocês vão lá confirmar isso pra gente? Abraços!

    1. Isso mesmo: Bonito mas…. Também pensamos o mesmo de FN. Agora vai demorar um pouco. Estamos confirmando aquilo que sempre soubemos: turismo no Brasil é mais caro que no exterior. Então vamos para o Peru. FN vai ficar no desejo. Grandes abcs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s